Inspiração Verde: O paisagista Sérgio Santana conta detalhes do seu projeto e dá dicas de plantas ideais para apartamentos
A arborização e a presença de verde na cidade têm muitos benefícios. Entre eles, a melhoria nas condições climáticas locais e ruas mais aconchegantes, elegantes e caminháveis. Nesse sentido, o paisagismo ganha cada vez mais protagonismo nos projetos urbanos. É o que tem testemunhado o arquiteto de paisagem Sérgio Santana, ao longo de sua notável trajetória pelo Brasil. Em Goiânia, ele prepara o paisagismo do Nest23, no qual criará um cinturão verde rodeando todo o empreendimento que se conectará com a praça vizinha do residencial. “A ideia é que o usuário não se sinta dentro de muros”, diz Santana. Para a composição do projeto, que inclui também o paisagismo da área de lazer, Sérgio buscou harmonia e sofisticação e escolheu espécies como Zamioculca, Filodendro, Ave- -do-Paraíso, Jasmim-Amarelo, Quaresmeira, entre outras da vegetação nativa do Brasil, com folhas de diversos tamanhos e formatos.
Samambaias
Espécie adequada para ambientes internos como sala e cozinha. Por serem muito sensíveis, elas preferem ambientes de sombra.
Suculentas
Cabem em qualquer lugar fechado, desde que tenham algum tempo de iluminação natural. Não precisam de manutenção e água com frequência.
Zamioculca
Com uma folhagem exuberante ela é resistente e de baixa manutenção. Ela ficará bem acomodada em um lavabo.
Ficus Lyrata
espécie arbórea, ela precisa ter iluminação natural. Ideal para varanda ou para dentro de casa, desde que esteja próxima a uma janela.